O presidente do IBEDEC, Wilson Cesar Rascovit, traz orientações aos consumidores para evitarem transtornos na folia de carnaval:
• Antes de fechar qualquer contrato, é importante pesquisar no PROCON se existem reclamações contra a agência contratada;
• Exija um contrato por escrito com o preço total da viagem, informações sobre a companhia aérea ou rodoviária responsável pelo transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os traslados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios;
• Sempre confira a categoria do hotel e se o preço da diária inclui meia pensão ou pensão completa;
• Esteja atento às atrações e eventos especiais que, na maioria das vezes, não estão incluídos no pacote e podem gerar custos extras durante a viagem;
• Ao escolher um "Pacote de Aventura", tenha atenção redobrada, verificando as condições dos equipamentos e se há cobertura de seguro para casos de acidentes, evitando assim ficar desamparado;
• Fique alerta para possíveis "Propagandas Enganosas", verificando ofertas muito vantajosas, que muitas vezes escondem serviços de qualidade duvidosa ou diferentes do anunciado;
• Para viagens internacionais, faça a conversão da moeda para saber o valor exato do pacote em reais, e especifique se o preço será em dólar ou fixo em reais para evitar surpresas;
• Informe-se com antecedência se a viagem tem como destino cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos, vulcões ou pandemias, como malária;
• Verifique se o voo possui escalas e pergunte sobre a possibilidade de desdobrar a passagem para visitar outras localidades.
Atenção Redobrada: Se, ao desfrutar da viagem, o consumidor perceber que as coisas não estão ocorrendo conforme o contratado, exija imediatamente o cumprimento do contrato pela empresa. Caso não consiga reverter a situação, o consumidor deve começar a produzir provas a seu favor!