Chegou a BLACK FRIDAY e é preciso ter muito cuidado! Antes de mais nada, faça uma pesquisa de preços e avalie se realmente precisa do produto. Infelizmente, algumas empresas praticam o mascaramento de preços, aumentando-os meses antes para, na Black Friday, apresentarem o mesmo valor que praticariam normalmente. É interessante utilizar sites especializados, como Buscapé e Zoom, para verificar o histórico de preços nos últimos meses.
Além disso, pesquise nas redes sociais da empresa, consulte o Reclame Aqui e o PROCON da sua cidade para verificar possíveis reclamações e a reputação da empresa.
Confira se a empresa possui CNPJ e endereço válido. Verifique as políticas de troca de produtos, especialmente em casos de defeito. Certifique-se de que o site é seguro, observando a presença do cadeado na barra de endereço.
Lembre-se de imprimir ou fazer prints da tela ao realizar a compra, para ter comprovações em caso de problemas. Existem também sites confiáveis que verificam a autenticidade de outros sites. Em resumo, o consumidor deve tomar vários cuidados durante a Black Friday. No final, a pergunta chave é: "Realmente preciso deste produto?".
Por Wilson César - Presidente do IBEDEC